segunda-feira, 10 de novembro de 2014

11 DE NOVEMBRO - MASSARANDUBA 53 ANOS























DADOS HISTÓRICOS

Foi à presença abundante da árvore Maçaranduba que deu a denominação a este município, no entanto é escrito Massaranduba. Estas árvores fornecem madeira de cor vermelho-escura, dura e homogênea, que se destaca por sua resistência a umidade. A passagem ou a presença por um tempo maior dos nativos na região, hoje denominada de Massaranduba, pode ser confirmada devido à presença de resquícios que estes povos deixaram. Os primeiros imigrantes que chegaram a Massaranduba e iniciaram o processo de ocupação definitiva das terras eram Alemães, Italianos e Poloneses com sonhos de fazer a América.
As primeiras ocupações dos imigrantes se deram por volta de 1870 devido à expansão da ocupação da Colônia Dr. Blumenau. Eram alemães e se instalaram na região da Campinha e Patrimônio. Os italianos se instalaram na atual Região Alta do município no ano de 1877, na época pertencendo a Antiga Colônia Luís Alves sendo esta parte anexada bem mais tarde ao município de Massaranduba. Os poloneses ocuparam a Região do Braço do Norte nos fins da década de 1880. Nesta comunidade encontra-se a  Igreja de Nossa senhora do Rosário que é a edificação mais antiga enquanto igreja.
No ano de 1821 a região de Massaranduba  foi elevada a categoria de distrito de Blumenau. 
Foi pela “Lei nº 247 de dezembro de 1948, da Assembleia Legislativa do Estado, criado o município de Massaranduba, desmembrado dos municípios de Blumenau, Itajaí e Joinville”. No entanto, pouco durou o novo município, pois no segundo semestre de 1949, a Sede e denominação passaram de Massaranduba, para 2º Distrito de Guaramirim. Finalmente, através da Lei Estadual nº 746/61, de 29 de agosto de 1961 foi emancipado o município de Massaranduba.
A dedicação do agricultor à rizicultura deu ao Município de Massaranduba o título de Capital Catarinense do Arroz. A principal cultura econômica é o arroz irrigado, sendo cultivado dentro do sistema de produção tradicional na região, cultivado nas várzeas. Além do cultivo do arroz têm destaque também no Município o cultivo da banana e da palmeira real, que surgiram como alternativa de renda para os produtores das regiões mais elevadas do Município. Outras culturas como a criação de peixes em açudes, o plantio e cultivo do eucalipto e do o pinus, a criação de gado de corte, a criação de suínos e a criação de frangos de corte, também são fontes de renda alternativa para os produtores rurais massarandubenses. Outra fonte de renda e principalmente de geração de empregos no Município está voltada para as indústrias aqui instaladas, destacando-se as indústrias de beneficiamento de arroz, indústrias têxteis, moveleiras e de esquadrias, indústrias químicas, de plásticos e metalúrgicas.
A localização geográfica de Massaranduba está a 178 km de Florianópolis. Sua população é de 14.668 segundo senso de 2010.
As origens da população se revelam na música, na gastronomia e nas danças folclóricas. Dois grupos folclóricos - Gustav Bach e Italiani di Cuore, e a Associação polonesa Karol Wojtyla mantêm as tradições dos imigrantes, que também são cultivadas nos bailes e festas típicas.
As atrações turísticas incluem pesque-pague, engenhos de cana-de-açúcar e fabricação de cachaça, cachoeiras, edificações antigas, igrejas, grutas, morro Santo Anjo, festas religiosas, tradicionais festas dos clubes de caça e tiro, a festa do colono e a tradicional FECARROZ, realizada de dois em dois anos no final de abril e início de maio.
Existem no município propostas para as áreas de cultura e turismo como: criar novos espaços culturais; criar a Lei Municipal de Fomento Cultural; valorizar a história dos imigrantes poloneses, italianos, alemães e açorianos, apoiar e incentivar os talentos artísticos; planejar e incrementar os negócios ligados ao setor do turismo rural.

Belezas naturais e culturais
Belezas naturais e riqueza cultural compõem um cenário privilegiado no município de Massaranduba, no estado de Santa Catarina. Diversidade étnica com forte influência das colonizações polonesa, italiana, alemã e açoriana. Paisagens de planícies entram em contraste com os morros, com estações bem definidas ao longo do ano. A base principal da economia é a agricultura, no entanto a indústria tem crescido muito nos últimos anos.
Um passeio pelas estradas rurais de Massaranduba pode desvendar costumes e tradições seculares trazidos por diversos povos que aqui se estabeleceram. Seja na culinária, na música, nos dialetos, na arquitetura, nas festividades ou em qualquer forma de expressão, a cultura introduzida pelos imigrantes que chegaram desde o século 19, encontra-se registrada e presente até hoje em vários espaços do município.  A presença de "Paisagem Cultural", que é aquilo que diz respeito à formação de uma comunidade, cidade ou país, representando a cultura de um povo, saberes que foram criados e passados de geração em geração, aperfeiçoados e modificados com o passar do tempo, como a forma de ocupação no lote, os modos de produção familiar, as técnicas construtivas e as expressões culturais trazidas pelos imigrantes formaram uma paisagem especial  em Massaranduba. As pequenas propriedades rurais espalhadas por  estradas abertas pelos imigrantes pioneiros que guardam, na paisagem, na arquitetura e nas tradições, as marcas da cultura de sua origem e sua interação com as terras brasileiras.
Belas cachoeiras, rios, riachos,  morros, planícies verdejantes são cenários comuns de Massaranduba. Quer saber mais? Venham nos visitar!       


DADOS GEOGRÁFICOS
Área: 373,296 quilômetros quadrados.
Altitude: 26 metros acima do nível do mar.
Região: litoral de São Francisco do Sul.
Limites territoriais: Blumenau e Jaraguá do Sul, ao oeste; São João do Itaperiú, ao leste; Guaramirim, ao norte; e Luis Alves, ao sul.
População: 14.668 habitantes (11.616 eleitores) (Fonte: IBGE/ ano 2010).
Temperatura: média anual de 20 graus centígrados.
Distância de Florianópolis: 178 quilômetros.
Zona fisiográfica: Vale do Rio Itapocú.
Localização geográfica: Latitude 26º03"15"Sul - Longitude 49º02"24" (Oeste Greenwich).
Altitude média: 26 metros.
Precipitação média anual: 2.200 milímetros.
Clima: (Köppen) Subtropical úmido com verão quente, temperado de julho a agosto, podendo chegar a 40ºC.
Hidrografia: Rio Massaranduba e seus afluentes - rio Luís Alves, rio Putanga, rio Guarani-Mirim, todos tributários do rio Itapocú.
                         

BRASÃO E BANDEIRA – OS SÍMBOLOS DO MUNICÍPIO

O brasão e a bandeira de Massaranduba foram criados pela Lei nº 07/75, sancionada pelo então prefeito Zeferino Kuklinski, em 16 de outubro de 1975.







HINO OFICIAL DO MUNICIPIO
Letra e música: Geraldo Bispo, Marcos Pereira Martins e José Santos Marcelino.

Bravos colonizadores
Imigrantes Europeus
Fundaram Massaranduba
Enviados por Deus.

Povo honroso e trabalhador
Fez essas terras com suor e muito amor
Capital Catarinense do Arroz
Encanta quem aqui chegar.

No presente e no futuro
Cantaremos, pois és tu
Que eu sempre quis
Minha Massaranduba
De verdes matas
E um povo feliz.

Ó Massaranduba, meu berço adorado
Cantinho do Brasil
Um título no Estado (refrão)
Ó Massaranduba de grande tesouro
Do prato brasileiro
És tu o grão de ouro.

Bem no meio de um vale
Massaranduba com seus lindos arrozais
Capital catarinense do arroz
Paraíso de belezas naturais
Criações e plantações
Descendentes de várias nações
Nunca deixarei de te amar.

Ò Massaranduba, meu berço adorado
Cantinho do Brasil
Um título no Estado
Ó Massaranduba de grande tesouro
Do prato brasileiro
És tu o grão de ouro.

Para baixar o Hino Oficial >>>clique aqui<<<








Nenhum comentário:

Postar um comentário