segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

RESULTADO DO CONCURSO NACIONAL DO TELESCÓPIO SOAR


Neste ano a Escola Bruno Linden participou do concurso "Imagem de seu Objeto Astronômico Favorito com o Telescópio SOAR" oferecido pelo LNA (Laboratório Nacional de Astrofísica), onde os alunos deveriam escolher imagens astronômicas que achassem interessantes e se enquadrassem em critérios estabelecidos pela comissão organizadora.



Segue publicação dos premiados no site do Laboratório Nacional de Astrofísica.

Caro(a) Professor(a),
A Comissão Julgadora e a Comissão Organizadora do Concurso de Astronomia para Estudantes "Imagem de seu Objeto Astronômico Favorito com o Telescópio SOAR" tem o prazer de informar que publicaram no site do concurso a escolha das propostas melhor apresentadas e que melhor atenderam aos requisitos de interesse científico e de apelo visual do objeto nas categorias Ensino Fundamental II e Ensino Médio: <http://www.lna.br/soar/concurso2014-resultado.html>

Categoria Ensino Fundamental II:
1º lugar) Galáxia NGC 2207 por Ana Vitória Foletto Lasch e Emanuela da Silva Foletto, ambas com 13 anos, estudantes do 8° ano da Sociedade Educacional Três de Maio, em Três de Maio, RS, apoiadas pela professora de Astronomia Lilian Maria Christmann Stoll
2º lugar) Galáxia NGC 1187 por Janine Paiva Avellar de 14 anos, estudante do 9º ano do Instituto Educacional Radeane, em Volta Redonda, RJ, apoiada pela professora de Química Otília Maria Moura.
3º lugar) Galáxia NGC 1316 por Marco Aurelio Goulart Teixeira de 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzier, em Içara, SC, apoiado pela professora de Geografia Maria Helena Zanette Topanotti.
3º lugar) Nebulosa do Anel do Sul (NGC 3132) por Alessandro da Cunha Menegon de 10 anos, estudante do 6º ano do Educandário Santo Antonio, em Santo André, SP, apoiado pela professora de Geografia Maria da Graça Carrança Martins.

A Comissão Organizadora parabeniza alunos e professores pelo entusiasmo com que participaram do Concurso. Os projetos apresentaram objetos muito interessantes e justificativas que deixaram evidentes o empenho e o comprometimento com a pesquisa científica. Sentimo-nos imensamente gratificados pelo envolvimento demonstrado pelos participantes.

Os certificados de participação estão sendo preparados e logo serão enviados. Pretendemos enviar a todos os professores responsáveis um parecer sucinto sobre as propostas de seus alunos. Infelizmente no ano passado não conseguimos cumprir essa tarefa, mas este ano já estamos trabalhando nesses pareceres e esperamos que estejam prontos até o final do ano.


Segue e-mail na íntegra a respeito da participação da Escola Bruno Linden.

Caro Tiago,
Agradecemos muito pelo interesse e participação de sua escola no Concurso de Astronomia para Estudantes. A Escola de Ensino Fundamental Padre Bruno Linden está de parabéns: 14 trabalhos enviados foi uma das maiores participações que tivemos e o nível dos trabalhos foi acima da média também.

Foram recebidas 285 propostas do Ensino Fundamental II. O processo de julgamento envolveu quatro etapas: a primeira selecionou 143 propostas cujos objetos estavam de acordo com as restrições do regulamento do concurso em coordenadas, brilho e tamanho aparente - 8 trabalhos da escola foram qualificados. Em 3 propostas os objetos não estavam de acordo com as restrições de coordenadas; um tinha problemas com o brilho do objeto e dois repetiram objetos já observados pelo SOAR (http://www.lna.br/soar/imagens_soar.php).
Na segunda etapa foram selecionadas 36 propostas do EFII cujos textos das justificativas da escolha do objeto foram bem escritos e pesquisados – 3 propostas da escola foram classificados.

Na terceira etapa, cada membro da Comissão Julgadora selecionou as 10 melhores propostas de objeto interessante cientificamente com justificativa bem escrita, bem pesquisada e com argumentos originais – mas infelizmente nenhuma proposta da escola foi classificada.

Atenciosamente,

Marilia Sartori

Comissão Organizadora


Ou seja  das 14 propostas enviadas tivemos 3 entre as 36 melhores de todo o Brasil, e por ser a nossa primeira participação consideramos uma conquista, comenta o Professor Simão.




Publicações relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário