ANA
- Avaliação Nacional da Alfabetização
A avaliação está direcionada para as
unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental,
fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção
voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização –
ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas
escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da
aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise
das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver
esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação
envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática
das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as
condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.
Objetivos:
i) Avaliar o nível de alfabetização dos
educandos no 3º ano do ensino fundamental;
ii) Produzir indicadores sobre as
condições de oferta de ensino;
iii) Concorrer para a melhoria da
qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e
políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Participação:
A ANA é censitária, portanto, será
aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No
caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra.
Características:
A avaliação utilizará os seguintes
instrumentos: questionários contextuais e teste de desempenho. Será aplicada
anualmente.
Aplicação:
A aplicação e a correção serão feitas
pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja
presente à aplicação.
FONTE: http://provabrasil.inep.gov.br/ana
Nenhum comentário:
Postar um comentário